Numa alimentação equilibrada e saudável o prato das refeições principais (almoço e jantar) deverá ser repartido em três partes. Uma relativa ao acompanhamento farináceo e/ou leguminosas (25%), como a batata , o arroz ou a massa, outra relativa às proteínas (25%), como a carne, o peixe, os ovos, ficando os restantes 50% do prato destinados aos legumes e às verduras.
Na dieta do Quintal Saudável a maior restrição irá ser ao nível do acompanhamento farináceo ao jantar, sendo que o mesmo irá ser composto somente pela parte proteica acompanhado de verduras ou legumes de forma a que fique saciado(a).
Pensar que isto implica refeições menos saborosas é um erro, pois estes legumes poderão ser confeccionados de variadas formas e reproduzir pratos bem apetitosos, como as receitas da dieta do Quintal Saudável o comprovam.
A água será a bebida que deve ser usada para acompanhar qualquer refeição. De um modo geral recomenda-se a ingestão de cerca de 1,5 litros de água por dia dependendo do género, idade, actividade física, ou até mesmo de alguma patologia.
Neste grupo de alimentos devemos variar mais as nossas escolhas e não optar sempre pelo arroz, pela massa e a batata.
Optar pelas variedades integrais que proporcionam maior saciedade e ajudam a regular o seu trânsito intestinal.
Utilizar mais vezes as leguminosas, que são também óptimas fontes de fibra e proteínas de origem vegetal, e optar também por cereais menos utilizados na nossa gastronomia, mas que são igualmente nutritivos e saborosos tais como o cuscus, o bulgour, millet e trigo sarraceno.
Todas as variedades de peixe e carne devem fazer parte de uma alimentação saudável, embora devamos dar maior prevalência ao pescado e, nas carnes, optar mais pelas brancas, devido ao teor de gordura saturada e colesterol destas ser mais reduzido.
Os ovos e o marisco também devem estar presentes, embora em menor quantidade.
Temos também outras fontes de proteínas de origem vegetal tais como produtos derivados da soja (seitan, tofu e soja granulada), que devidamente confeccionados, proporcionam pratos bastante apelativos e saborosos! Estes alimentos são 100% livres de colesterol.
A presença de verduras e legumes na nossa alimentação é muito importante, pois estes são grandes fontes de vitaminas, minerais e fibras.
Eles devem estar sempre presentes nas duas principais refeições pois contribuem para a protecção da saúde e diminuem o risco de ocorrência devárias doenças.
Prefira estes alimentos crus e tente combiná-los de maneira a que o prato fique mais apelativo e rico em diferentes nutrientes!