Responsive image

composição do seu prato de refeição na dieta do quintal saudável/ Almoço & jantar

Responsive image

Numa alimentação equilibrada e saudável o prato das refeições principais (almoço e jantar) deverá ser repartido em três partes. Uma relativa ao acompanhamento farináceo e/ou leguminosas (25%), como a batata , o arroz ou a massa, outra relativa às proteínas (25%), como a carne, o peixe, os ovos, ficando os restantes 50% do prato destinados aos legumes e às verduras.

Na dieta do Quintal Saudável a maior restrição irá ser ao nível do acompanhamento farináceo ao jantar, sendo que o mesmo irá ser composto somente pela parte proteica acompanhado de verduras ou legumes de forma a que fique saciado(a).

Pensar que isto implica refeições menos saborosas é um erro, pois estes legumes poderão ser confeccionados de variadas formas e reproduzir pratos bem apetitosos, como as receitas da dieta do Quintal Saudável o comprovam.

A água será a bebida que deve ser usada para acompanhar qualquer refeição. De um modo geral recomenda-se a ingestão de cerca de 1,5 litros de água por dia dependendo do género, idade, actividade física, ou até mesmo de alguma patologia.

os três grupos que constituem o seu prato/ hidratos de carbono, proteinas, legumes & verduras

hidratos de carbono/ energia!


Responsive image

Neste grupo de alimentos devemos variar mais as nossas escolhas e não optar sempre pelo arroz, pela massa e a batata.

Optar pelas variedades integrais que proporcionam maior saciedade e ajudam a regular o seu trânsito intestinal.

Utilizar mais vezes as leguminosas, que são também óptimas fontes de fibra e proteínas de origem vegetal, e optar também por cereais menos utilizados na nossa gastronomia, mas que são igualmente nutritivos e saborosos tais como o cuscus, o bulgour, millet e trigo sarraceno.

proteínas/ renovação!


Responsive image

Todas as variedades de peixe e carne devem fazer parte de uma alimentação saudável, embora devamos dar maior prevalência ao pescado e, nas carnes, optar mais pelas brancas, devido ao teor de gordura saturada e colesterol destas ser mais reduzido.

Os ovos e o marisco também devem estar presentes, embora em menor quantidade.

Temos também outras fontes de proteínas de origem vegetal tais como produtos derivados da soja (seitan, tofu e soja granulada), que devidamente confeccionados, proporcionam pratos bastante apelativos e saborosos! Estes alimentos são 100% livres de colesterol.

legumes & verduras/ vitaminas!


Responsive image

A presença de verduras e legumes na nossa alimentação é muito importante, pois estes são grandes fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Eles devem estar sempre presentes nas duas principais refeições pois contribuem para a protecção da saúde e diminuem o risco de ocorrência devárias doenças.

Prefira estes alimentos crus e tente combiná-los de maneira a que o prato fique mais apelativo e rico em diferentes nutrientes!

Na dieta do Quintal Saudável

O prato do seu almoço deverá ser composto por três partes
25% destinado aos hidratos de carbono 25% destinado às proteinas 50% destinado a legumes e verduras

O prato do seu jantar deverá ser composto por duas partes
25% - 50% destinado às proteínas 50% destinado aos legumes & verduras

Responsive image