O aumento de peso por acumulação gorda é um desastre em expansão nas sociedades mais ricas sem educação alimentar em especial entre os consumidores de comida de cafetaria e de alimentos-lixo

medidas antropométricas

A origem da antropometria remonta-se à antiguidade, pois os povos egípcios e gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo.

A palavra antropometria é originária do grego anthropos = Homem e metrikos = justa proporção

As medidas antropométricas, tais como o peso, altura e perímetros corporais [ao nível do peito (a e c), cintura (b e d) e anca (e) no caso da mulher] são uma importante ferramenta no que diz respeito ao conhecimento e evolução da composição corporal de qualquer indivíduo ao longo de um plano de emagrecimento

Embora não sejam 100% representativas do estado nutricional, elas ajudam-nos a perceber se a pessoa se encontra abaixo, dentro ou acima do peso que deveria ter de acordo com a sua altura

Responsive image

obesidade infantil

Sem darmos conta, tornámo-nos um dos países com maior índice de crianças obesas na união europeia. É de facto assustador, e o factor mais determinante para a adopção de bons hábitos alimentares é o exemplo em casa. São os pais que devem dar o exemplo e seguir uma alimentação cuidada em casa. São os pais que devem preparar a marmita a levar para a escola com alimentos nutritivos e saudáveis, uma vez que na escola a oferta de produtos açucarados e ricos em gordura é vasta… e muito mais aliciante.

dicas a adoptar

O pequeno-almoço deve ser sempre tomado em casa e ser constituído por pão ou cereais sem açúcar, leite meio-gordo (os de pacote com sabores não são uma boa opção) ou iogurte simples e fruta (opcional)

A merenda da escola deverá conter pão, ocasionalmente bolachas simples, fruta, leite ou iogurte e água. Deve evitar-se a todo o custo enviar bolos industriais com recheios, croissants, bolachas doces ou com chocolate, batatas fritas de pacote, refrigerantes, chocolates, etc.

A família deve comer sempre sopa de legumes no início da refeição e deve estar sempre presente uma salada a acompanhar o prato

A bebida de eleição para acompanhar as refeições é a água. Sumos e refrigerantes são para dias de festa

Diminuir o número de refeições em que entrem fritos

Utilizar o azeite como gordura para temperar e cozinhar

A sobremesa deve ser sempre composta por fruta, ocasionalmente pode entrar um doce (gelatina, pudim, arroz-doce, etc.)

Quando houver maior vontade de doces, optar por fazer um bolo caseiro ao fim-de-semana (bolo de iogurte, pão-de-ló, bolo de laranja, bolo de ananás, etc.) com ingredientes naturais e pouco açúcar. Pôr as crianças a participar na sua elaboração é algo que as satisfaz bastante!

Responsive image

exemplos de marmitas

1 pacote de leite simples + 1 sandes de fiambre + 1 banana + água

1 iogurte de aroma + 1 pão com manteiga + 1 maçã + água

1 sumo de fruta + 1 pão de cereais com queijo + água

1 pacote de leite simples + 3 bolachas maria + 1 pêra + água

1 iogurte natural + 1 sandes mista + 1 tangerina + água

em dias festivos

Pois é, todos nós temos dias de festa ao longo do ano… aniversários, convívios, jantares, festas familiares, etc. e o objectivo não é perdermos a nossa vida social só pelo facto de estarmos a ter uma alimentação mais cuidada e a tentar perder peso. Podemos e devemos participar de todas elas! Existem no entanto regras que podemos adoptar para minimizar os efeitos indesejados que daí podem surgir se não tivermos cuidado:

Observar atentamente toda a oferta de comida e dar preferência inicialmente a saladas frias sem maionese, queijos brancos (queijo-fresco, requeijão, feta), sopa de legumes, tremoços, presunto (retirar a parte branca), marisco cozido… de modo a ter menos apetite para os alimentos ditos mais “perigosos”

Evitar os salgadinhos (rissóis,croquetes,empadas,pastéis de bacalhau), batatas fritas e outros aperitivos salgados de pacote, enchidos, queijos gordos e patés com muita maionese. Se houver, prefira uma quiche que não seja de massa folhada e prescinda da massa excedente

Evitar refrigerantes com muito açúcar e dar preferência à água ou, como é dia de festa, a um copo de um bom vinho tinto

No que diz respeito aos doces e sobremesas preferir a gelatina, pudim, arroz-doce, leite-creme, farófias a bolo de bolacha, cheesecake, doces conventuais com muito açúcar, doces/bolos de frutos secos, com natas e leite condensado... estes últimos têm a mais, para além do açúcar, a gordura

Nos restaurantes mandar para trás as entradas (pão, azeitonas, queijos) e começar a refeição com uma sopa ou salada. Escolher para prato principal peixe/carne grelhado(a) acompanhado de salada ou legumes cozidos, e para sobremesa sempre fruta (no caso de haver bolo de aniversário pode prescindir da fruta e comer uma fatia do bolo)

Se por ventura não conseguir resistir a uns petiscos mais calóricos, no dia seguinte opte por fazer uma refeição leve ao almoço (peixe grelhado com folhas verdes ou uma salada fria) e comer só sopa de legumes ao jantar. É aconselhado também fazer algum tipo de exercício físico, nem que seja uma boa caminhada!

Responsive image
tem excesso de peso?
não encontra motivação para perder esses quilos a mais?

O Quintal Saudável apresenta 365 dias de dieta
A dieta saudável para acompanhar 365 dias por ano! São 365 menus diários de emagrecimento aos quais estão associadas mais de 730 receitas baixas em calorias!